domingo, 19 de julho de 2009

Minha permanente busca de afeto


O tema amor sempre foi recorrente nas minhas criações. Sempre me trouxe a inquietude e a sede de descoberta. Todos os meus trabalhos em moda tinham direta ou indiretamente esse sentimento, a realização ou a não correspondência dele como fatores motivadores. E foi lendo ao livro escrito por Guillaume Erner publicado pelo Senac - "Vítimas da moda? Como a criamos, por que a seguimos." que encontrei a citação que deu origem ao meu trabalho final de graduação.



"Assim, a costura foi, tanto para essas mocinhas pobres e órfãs quanto para esse rapazes diferentes dos outros, uma maneira de se realizar por meio de histórias. Todos, por uma ou outra razão, tinham necessidade desse sonho diurno que era a criação de roupas, para conseguir superar as infelicidades da existência. Para muitos deles a moda foi uma permanente busca de afeto." (Erner, 2005. p.44)

Os relatos presente no livro contam como grandes criadores transportavam seus desafetos para as roupas. Mais especificamente este livro cita as relações amorosas não correspondidas do estilista consagrado Christian Dior, e como elas foram transportadas para as suas criações como forma de vazão às suas angústias. Então, pude perceber que assim como Dior, minhas criações traziam reflexos das minhas desilusões pertinentes as minhas vivências amorosas. Encontrei na moda uma maneira de me realizar através da criação, imprimindo no suporte roupa minha dor e compartilhando com o mundo esse amor todo que me sucofa e invade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário